Mostrar mensagens com a etiqueta sociedade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta sociedade. Mostrar todas as mensagens

sábado, 28 de maio de 2011

Falta Cumprir-se Portugal!

Como sempre vos disse, sou um amante de música, com um gosto um pouco particular no entanto, aberto a vários géneros musicais.

Nos dias que correm, a venda de álbuns está em franca crise e a inovação é necessária para combater os downloads ilegais que dificultam em parte o trabalho de alguns artistas ligados à música. Vários problemas surgem com a diminuição das vendas de cds, desde logo as editoras ficam sem grande parte dos seus lucros, depois algumas bandas que trabalham apenas pela parte financeira, e não pelo amor à arte, não conseguem receber o dinheiro que tanto procuram. No entanto, existem bandas que se opõem a todo este processo, bandas essas que até apoiam os downloads porque é uma forma fantástica de disseminação da música, até porque com a maior divulgação dos seus reportórios, o número de concertos tende a aumentar. Tal como já devem ter percebido, eu sou da opinião que os downloads “ilegais”, no que toca à música, são um bom princípio por duas razões, o preço actualmente exigido pelas editoras por um cd é uma exorbitância e Música é cultura, é arte, apenas estamos a cultivar o nosso povo.

Um destes dias recebi em minha casa um belo exemplo de que quem consegue ser inovador e ter qualidade é recompensado, refiro-me ao mais recente álbum dos Radiohead. Este disco de que vos falo para além da parte física, foi anteriormente disponibilizado para download legal por uma quantia mais reduzida do que a praticada pelas editoras “normais”. Outro bom exemplo é o de David Santos, um novo músico português, que no seu projecto Noiserv, consegue fazer uma ligação entre o som e a imagem que são dignos de referência, neste caso, com o álbum segue-se um conjunto de imagens num livro acompanhado por um lápis, com o intuito do ouvinte desenhar nas páginas restantes.

Na minha opinião o nosso país precisa disto, precisa de pessoas que nas situações adversas consigam ser inovadoras e em vez de se queixarem da situação difícil ou dos problemas da evolução da sociedade. “Falta cumprir-se Portugal!”

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Resultados sondagem

No rescaldo de mais um sufrágio no bazar chinês, saiu vencedor Passos Coelho com uma grande vitória, conseguindo assim a maioria absoluta na assembleia do bazar, depois seguiu-se José Sócrates e Paulo Portas com igual número de votantes.

É verdade que esta sondagem não tem em conta uma grande amostra de estudo, tornando desta forma uma eleição pouco rigorosa à escala global, até porque têm chegado aos media outro tipo de números, que destoam um pouco com estes valores. Uma coisa que é de realçar desta votação é que, tal como no próximo dia 5 de Junho e também nas anteriores eleições, a abstinência tem tido valores enormes, o que só demonstra uma enorme descrença na actual classe política, o que na minha opinião não está correcto porque em democracia, a forma de mudar o poder vigente é com o nosso voto.

Depois de ver as sondagens que nos chegam, se estas forem fidedignas, posso afirmar uma coisa, a incoerência do nosso povo está a tomar dimensões nunca antes vistas. Posso dizer-vos isto de uma forma muito simples, depois de todos estes anos com este governo, encabeçado com o mesmo senhor, depois de todas as manifestações que foram feitas por todo o país, depois das greves da função publica, manifestação dos professores, a mais recente manifestação da geração à rasca, o povo vai escolher novamente o mesmo grupo de políticos para nos representar durante mais 4 anos? Acho esta situação de uma incoerência tão grande que eu nem tinha ideia ser possível.

Não é o meu objectivo orientar ou opinar sobre em quem votar, longe disso, não quero estar a sugerir um caminho mais à direita ou mais à esquerda porque como é óbvio cada pessoa tem as suas ideologias e as suas orientações políticas. Apenas acho incrível que depois de tudo, os números lançados nas sondagens sejam estes. Sinceramente, também não sou um grande adepto do número do outro grande partido mas a verdade é esta, o senhor do nariz grande é que não.

Está prestes a chegar o dia da decisão para eleger o Primeiro Ministro português e, independentemente das vossas cores, votem, escolhendo desta forma a pessoa mais merecedora e mais capaz de ajudar o nosso país a sair desta situação tal grave.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Charters da China para ler este post

Caros amigos, venho por este meio informar-vos que um dos meus filhos, uma das maiores promessas do futebol chinês, foi contactado pelo Sporting Clube de Portugal para ser a nova contratação para a próxima época. Eu sei que este assunto tem sido bastante falado em Portugal devido ao maravilhoso discurso do Paulo Futre, mas o facto é que toda esta especulação concretizou-se e a contratação do emu filho está prestes a ser oficial.

Acho mesmo engraçado o facto de verem a contratação de um jogador meramente para o aspecto financeiro, para aumentar a sua visibilidade internacional, para aumentar o seu merchandising, para gerar maiores receitas. Eu não estou contra esta visão para o negócio mas sinceramente, estão a querer usar um jogador apenas e só para conseguirem um maior destaque no público asiático, porque duvido que olhem para este jogador como um investimento desportivo.

Mas depois de tudo isto, apercebemo-nos de mais uma situação em que, por estar nas bocas do Mundo, as pessoas se aproveitam para se divulgar e conseguir destaque por qualquer coisa que faça. Neste caso, Paulo Futre, mesmo antes do tão famoso discurso que o lançou para a ribalta, o antigo jogador já preparava o seu livro biográfico, que posteriormente à dissertação, foi acelerado o processo de escrita para ser lançado o mais cedo possível porque convém aproveitar a onda para conseguir o maior rendimento possível. Actualmente, vemos publicidades por todo o lado com a careta deste senhor, vemos humoristas a aproveitar a situação (o típico humorismo fácil), vemos os canais televisivos a fazerem entrevistas à nova vedeta, sinceramente, a tudo isto chamo o protagonismo fraco, aquele que tanto se está no topo como daqui a um mês já ninguém se lembra desta pessoa.

Enfim, talvez o senhor Futre e todas essas pessoas que lutam por um caminho do género do que ele teve, não pela carreira futebolística mas sim pelo que sucedeu nestes tempos, necessitassem de uma inteligência um pouco maior porque é impressionante o que estas fazem para conseguir o destaque que tanto desejam, independentemente das figuras que façam, a única condição é ter fama pois o dinheiro está aliado a esta.

Para terminar, gostava de transmitir a situação do blog porque "oh sócio, sócio, estou concentradíssimo" a tentar melhorar a qualidade e a quantidade dos produtos do establecimento mas não tem havido a repercussão desejada, por isso, talvez necessite de uma restruturação no staff, possivelmente um vendedor "+ 1 "relações públicas, ou se calhar, a melhor solução será mesmo vir a público fazer figuras ridículas e, posteriormente, aproveito a situação e publicito o meu bazar.



sábado, 7 de maio de 2011

E a realidade pá?

Quando, para surpresa de muita gente, os Homens da Luta ganharam o Festival da Canção 2011, obtiveram de imediato um protagonismo incrível. Mas o que muitos desconhecem é que estes haviam-se candidatado ao mesmo Festival da Canção no ano anterior, no entanto por a falta de cumprimento das regras do festival português, nem do internacional, foram desqualificados.

Estes senhores, que interpretam dois jovens revolucionários, a partir do momento que deram alguma cor e humor ao Festival da RTP, ganharam uma série de apoiantes e de fãs. Neste momento estes dois “camaradas” não param de aparecer na televisão, lançam músicas a criticar tudo e todos, propulsionam a grande manifestação da “Geração à Rasca”, resumindo, estão a aproveitar o facto de estar na crista da onda para se divulgar.

Jel e o seu irmão, os constituintes dos Homens da Luta, são dois actores que já há muito tempo que fazem trabalhos para a sic radical mas nunca tais personagens tinham tido tão grande destaque. O curioso disto é que o povo e até os políticos lhes estão a dar grande protagonismo, mesmo que o Neto e o Falâncio não passem de meros personagens. Uma coisa é certa, são dos poucos humoristas que não têm papas na língua e dizem aquilo que sentem e não aquilo que é politicamente correcto.

Situação caricata vai ser também a presença destes camaradas na Alemanha, porque, na verdade, vamos estar a ser representados por um grupo de revolucionários num dos países que vai estar a ajudar o nosso país a sair desta situação ruinosa.

O que é certo é que até um afamado jornal britânico “The Guardian” fez publicidade aos Homens da Luta, convidando os seus leitores a votarem nestes nossos representantes.

Em suma, pode ser que as figuras que estes rapazes cá fizeram possam ter a mesma repercussão e possamos, desta vez, ter um resultado razoável na Eurovisão.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Justin Bieber, O Sedutor!

Com a era da Internet, a divulgação de qualquer tipo de material tornou-se muito mais simples e devido a isso vários artistas foram “descobertos” do anonimato, uma dessas situações é a do Justin Bieber, a nova estrela americana da música pop. Este jovem cantor tem feito um sucesso enorme, sobretudo junto das adolescentes, chegando ao ponto de já ter sido indicado para melhor artista pop do ano e batendo uma série de records ao nível de vendas de albuns.

Acho curioso como é que um miúdo, sim porque apenas tem 17 anos, tem tido um destaque enorme sendo que não canta nada, que tem músicas irritantes mas tem uma coisa que o distingue de todos os outros intérpretes, tem muito estilo sobretudo no cabelo tal como podem comprovar na foto. A loucura à volta deste jovem cantor tem tomado proporções enormes, chegando ao ponto de terem sido feitas ameaças de morte à vencedora do prémio de revelação do ano, prémio para o qual Bieber estava nomeado, pois achavam que o cantor americano é que merecia receber tal distinção.

O engraçado deste pequeno cantor, não só em altura, é que apesar da sua carreira ser ainda curta já possuí um repertório enorme de situações caricatas. Depois de alguns vídeos que vi, posso concluir que Bieber é uma pessoa com alguns problemas de visão, uma pessoa muito culta e que apesar de ser adorado por muitos, melhor dizendo, muitas, tem muitas pessoas que não o apreciam de modo algum. Passo a explicar, Justin durante os seus maravilhosos concertos, recebeu alguns carinho por parte dos “fãs”, carinhos esses que se materializam em ovos e numa garrafa de água. Uma coisa é certa, ele destaca-se pelo número de fãs mas também pelo número de pessoas contra a sua música e pelo que faz, tal como podemos ver anteriormente.

Nesta altura, a música não vive da arte mas sim daquilo que se chama show off, a aparência, o estilo, é pena que a música de qualidade não chegue aos meios de comunicação social para que esta sim, seja divulgada.

domingo, 1 de maio de 2011

E que engenheiros são estes?

Caros amigos leitores, ontem o meu filho mais velho foi a exame de condução e descobri uma situação relacionada com o exame que me intrigou completamente. Pelo que me constou é um hábito português subornar os examinadores, um simples favor para os seus filhinhos. Acho impressionante que num país que se queixa de estar corrompido, onde todos os políticos são subornados, onde até no desporto tudo está comprado, chega à hora de o filho fazer o exame de condução e qual é a sua atitude? Fácil, dou-lhe um “bocado” de dinheiro, que na verdade é mesmo muito, e como é óbvio, o meu filho está autorizado a conduzir. A verdade é que essa”compensação” ofertada ao examinador é mesmo grande, segundo me consta esta varia mas aproxima-se do valor de nova candidatura a exame, ou seja, grande parte do “salário” deste é feito por gorjetas dadas pelos examinandos.

No dia do exame, eu estava mesmo confiante que o meu filho passasse mas as condições começaram a ser adversas. Inicialmente, ele apercebeu-se que a colega que ia fazer o exame com ele, ia subornar o examinador, o que é desfavorável a quem não paga nada, e para ser pior, o sistema de avaliação na prova é ridículo pois não avalia de forma alguma a qualidade da tua condução mas sim se não passas nenhum sinal de stop sem parar completamente o veículo. Para além disto, os examinadores são apelidados de engenheiros, mas esta situação é ridícula, eles não o são, são sim meros examinadores meus caros, isto é um insulto para a classe dos engenheiros mas claro, é sempre engraçado quando se tem o poder de reprovar alguém, a simpatia é sempre diferente.

Sinceramente, depois de tudo isto, sinto que preferia que o meu filho reprovasse do que ser aprovado apenas e só por esta falta de integridade moral. Resumindo, o meu filho passou sem necessitar deste tipo de favores e agora está todo feliz. Estamos num país vergonhoso com uma sociedade vergonhosa.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sociedade de Mindinho Levantado

Sempre tive problemas com pessoas que se acham superiores às outras, pessoas vaidosas, trocando por miúdos “cheias de mania”. Nos tempos que correm isso é uma situação muito vulgar, como consequência disso aparecem duas palavras que me irritam profundamente, palavras essas que desde logo querem transmitir a ideia de superior, essas lindas palavras são chique e gourmet.

Hoje em dia qualquer coisa ligada à gastronomia é gourmet, desde livros de culinária, hamburguerias, cafetarias, sobremesas, existem milhares de situações em que essa palavra é utilizada e qual é o objectivo da sua utilização? Única e exclusivamente dizer que são superiores aos outros tipos de produtos, são mais chiques, muitas vezes não sendo de melhor qualidade. Também é verdade que o emprego desta linda palavra me surte efeito a níveis de marketing, pois só por ser designado por gourmet as pessoas escolhem esse local ou produto.

Vivemos numa sociedade do dedo mindinho levantado, de se mostrar até cair no ridículo. As aparências nesta altura valorizam-se à qualidade, a qualquer nível, por alguma razão não evoluímos. Estas palavras irritam-me especialmente porque o seu acentuado uso apenas se explica por serem estrangeirismos, por isso despeço-me com um bissou e um good bye.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Viva à liberdade!


Como é de conhecimento de todos, uma professora de Expressão Musical nas Actividades Extracurriculares de Mirandela posou para a Playboy, e como nós vivemos numa sociedade extremamente livre, a professora Bruna Real foi afastada dos alunos como que duma pessoa com uma doença contagiosa e perigosa se tratasse. Para além disto, esta professora não mais será contratada pela Câmara Municipal, sendo que agora Bruna trabalha no arquivo municipal. Trocando por miúdos, Bruna Real foi despedida e para não parecesse mal foi reencaminhada para o arquivo.
Sinceramente acho que a professora foi imprudente e sobretudo, não pensou das consequências que podiam advir do seu acto muito pouco ético. Sim o acto é muito pouco ético mas na verdade ela podia fazê-lo e certamente que a recompensa monetária que recebeu da empresa em questão não foi pequena, no entanto a professora tinha de saber que iria ter problemas com os pais e como é óbvio iria ser alvo de ataques por parte dos alunos. Contudo, Bruna Real apenas fez um trabalho profissional em que neste constava a captação de fotografias em que esta encontrava-se desnuda, suponho que no contrato com a Câmara Municipal de Mirandela não constava os direitos de imagem da professora, por isso esta era livre de o fazer.
Na minha opinião, desde que Bruna Real conseguisse manter o respeito com os seus alunos e que as aulas continuassem com o ritmo natural não acho que a Câmara devesse ter actuado pois ela não tem peçonha (adoro este termo), existem casos bastante piores e em que não se tomam medidas, existem variadíssimos professores que são violentos com os alunos ou o contrário, e também são alvo de chacota, alguns casos são públicos e não é normal tomarem medidas tais como a que tomaram com Bruna Real.
É engraçado viver num país em que o casamento homossexual é legal e uma professora posar para uma revista masculina é motivo para ser afastada da escola e dos alunos.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A visita de Bento XVI

Hoje é dia 12 de Maio e como tal preparo-me para amanhã ficar em casa a fazer nada pois Portugal está a ser visitado pela Sua Santidade, o Papa Bento XVI e o estado português lembrou-se que seria uma bela ideia fazer tolerância de ponto para a função pública. É verdade que até sabe bem ficar em casa e não trabalhar mas acho engraçado que o governo que proibiu ter nas escolas sinais religiosos, desde crucifixos ou mesmo imagens de Cristo, declarar tolerância de ponto porque Bento XVI está de visita a Portugal. Esta tolerância é muito má pois, Portugal vai parar durante um dia. Caso os devotos quisessem ir ver o papa, poderiam sempre utilizar um dos seus dias de férias, mas pelos vistos, a crise não existe. Já para não falar que a tolerância de ponto poderá vir a ser utilizada em favor do governo, do género, "ei, o governo é que é fixe, até nos dá tolerâncias de ponto!"
A visita do papa tem sido muito criticada pela sociedade, pois dizem que estamos numa época de grande crise económica e que se está a gastar muito dinheiro para apenas receber o líder máximo da Igreja Católica.
Não consigo perceber como é que conseguem criticar esta visita, é um facto que os media têm dado muitíssima atenção a tudo isto mas têm que ver que noutras ocasiões é igual, os meios de comunicação apenas procuram ter audiências ou vender mais. Na minha opinião, seria motivo de orgulho, para qualquer religião que possam professar, o facto de o líder de uma das maiores religiões visitar Portugal. É verdade que foi investido bastante dinheiro mas também é verdade que uma parte deste irá ter retorno pois haverá grande visibilidade de Portugal e grande parte do investimento é devido a donativos dos fiéis.
Não critiquem por criticar, apenas para ser do contra pois devia ser motivo de orgulho para qualquer pessoa, seja católico ou hindu.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sócrates e o seu "pá!"

Hoje ocorreu mais um debate quinzenal na Assembleia da República portuguesa e como de costume, virou mais uma vez num autêntico circo (vídeo em baixo), desta vez o protagonista é o nosso primeiro ministro, José Sócrates.
As cenas ocorridas durante este debate estão a ter um grande destaque na blogosfera e em todos noticiários. Já são normais as conversas azedas entre Francisco Louçã e José Sócrates mas hoje atingiu proporções maiores, onde o nosso primeiro diz «"Manso" é a tua tia pá!». Na linguagem mais brejeira, esta expressão significa que a pessoa a quem é dirigida, terá sido traída pelo seu correspondente e esta é a razão pela qual os meios de comunicação social têm criticado o acto de Sócrates. No entanto eu compreendo perfeitamente a frase do primeiro ministro, ele apenas quis referir aos seus ministros que uma tia das tias de Louçã tem como nome Manso (coisa desconhecida pelos meios de comunicação), qualquer coisa como Maria Francisca Manso. Esta é a razão para a expressão que hoje ficou famosa. Na minha opinião, a única razão pela qual recrimino José Sócrates é o final da fala, pois terminou com um "pá!", onomatopeia que não se apropria para o cargo de tão grande responsabilidade que este representa. Esta situação já não é a primeira ocasião onde o primeiro pronuncia tal onomatopeia, já a tinha referido aquando da assinatura do Tratado de Lisboa, na célebre frase "porreiro pá!".
Por tudo isto, deixem o íntegro e civilizado José Sócrates trabalhar e preocupem-se com a evolução do país seguindo o grande PEC (programa de estabilidade e crescimento) e vamos ficar à espera da próxima aparição do José Sócrates e o seu "pá!", esperando ansiosamente pela conclusão da trilogia dos pás!


terça-feira, 6 de abril de 2010

Rainha Leoa em Portugal


É já hoje o regresso a Portugal de uma das bandas musicais do momento, os grandiosos Tokio Hotel.
O delírio entre os fãs, (ups!) AS fãs não surpreende, o engraçado é que estes já se encontram junto do pavilhão atlântico desde o dia 24 de Março. Loucura? Não, claro que não, segundo os pobres coitados que estavam lá acampados, os Tokio Hotel merecem tudo.
Caros amigos, eu sou um grande admirador de Música (o M não é por acaso), e sinceramente, acho que não era capaz de ficar duas semanas acampado à porta do pavilhão só para ficar nas primeiras filas do concerto, fosse qual fosse a banda.
O problema disto é que tudo é autorizado pelos pais. Qual são os pais decentes que deixam menores dormirem por ai, correndo riscos. Apesar disto, a oportunidade de ver uma tentativa de Rei Leão (Bill Kaulitz) a tentar cantar porque na verdade ele não canta decentemente, já para não falar que ele de rei tem pouco, é mais uma rainha, prova disso é o vídeo seguinte.


Resumindo, são uma banda de treta, com gostos estúpidos (gosto por vampiros é um exemplo), com fãs que ainda estão na idade do armário e com umas tendências duvidosas (quererem um rapaz para ficar com ele para sempre), mas apesar disto tudo têm estilo, dizem as fãs, o que também para mim é errado pois se eu saísse vestido da forma que o Bill ou o Tom se vestem, certamente que era tratado com uns nomes carinhosos, tipo gay ou azeiteiro, respectivamente.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

1500 visitas!!!

Parabéns!!! Você é o visitante 1500!!! Ganhou!!! Clique no título e você ganha o prémio.
Bem, o Bazar Chinês chegou às 1500 visitas, por essa razão, vou dar-vos um prémio.
-Qual? Qual? - dizem os leitores em delírio.
O prémio é poderem desfrutar de mais um produto no estaminé, mas desta vez com uma qualidade ainda pior do que o normal.
Está claro que isto é uma brincadeira mas este tipo de publicidades existe em enormíssima abundância pela Internet, mas também é verdade que, para estes existirem por aí, é sinal que as pessoas clicam nessas publicidades e claro, ficam extremamente desiludidas pois o único prémio que recebem por isso é um lindo e maravilhoso vírus. É também curioso o facto de essas publicidades conterem sempre um número de visitantes enormíssimo. Como o Bazar Chinês gosta de ser diferente apenas são apresentados 1500 visitantes, no entanto é melhor porque em vez de vos "oferecer" um lindo vírus, oferecemos um esplendoroso post.


sexta-feira, 12 de março de 2010

E "Puuuuft!", um novo post!

Um dos recursos estilísticos que sempre achei engraçado na língua portuguesa são as onomatopeias. Estas figuras de estilo têm como intuito imitar sons através de palavras, desta forma podem reproduzir o som de animais e até acções que podemos ter. O engraçado de tudo isto é que nós utilizá-mo-los muito mais do que nós imaginamos. No nosso quotidiano, as onomatopeias estão presentes em variadíssimas situações e variadíssimas vezes. Passando a exemplos...
«Olha Zé, ontem estava eu de carro e de repente passa por mim uma mota assim, "Vrummmmm!", tipo mesmo rápido, e de um momento para o outro chega a um cruzamento e vem outro carro e este teve de travar muito rápido, "Screeech!", e como foi muito em cima acabaram por bater com muita força, "Traummm!"».
Ou mesmo...
«Estava eu na cozinha quando, repentinamente, a campainha de casa tocou, "Trimmm!", e eu fui atender muito rápido e depois tropecei na carpete e cai, "Tauuu!"».
É fantástico presenciar estas situações porque estes recursos parecem um vício, quando começam a usá-los numa situação nunca mais param. Talvez nunca tenham reparado neste uso exagerado das onomatopeias mas se repararem vão perceber que é extremamente cómico.
Para terminar, vou deixar-vos com muitos abraços para os meninos e muitos "muahhhhs!" para as meninas e cuidados com as carpetes para não embaterem com superfícies bastante duras e não fazerem "Tauuuu!"

segunda-feira, 8 de março de 2010

Andaram as nossas avós a trabalhar para isto?

Mais uma vez trago ao Bazar Chinês um guest post. Desta vez convidei a Sara. Agradeço desde já este texto e espero que gostem.

Nós, mulheres emancipadas, líderes de partidos, chefes de países, gestoras de multinacionais importantes, escritoras conseituadas, cientístas reconhecidas, investigadoras irrepreensíveis, e até camionistas exemplares, hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher.
Grande honra, diria. Já estamos a par do Dia do Turista, ou então do Dia do Índio. Dias estes que rapidamente caiem em esquecimento. Afinal quem se quer associar a isto e fazer parte de um dia no ano, no meio de outros 364, onde, segundo o ponto de vista que estes dias apresentam, somos recordadas!
Bem, neste Dias de qualquer coisa, como o da árvore, juntam-se meia dúzia de gatos pingados, plantam uma árvorezinha, num local que esperam ser soalheiro, visitam-na duas vezes nos dois dias seguintes e depois, esquecem-se delas.
Nós, fazemos o mesmo, mas de uma forma mais evoluída, não chegamos a visitar-nos nos dois dias seguintes. Mas lá fazemos a festinha.
Não me apresento como uma feminista exacerbada, e estas festinhas até me parecem uma óptima ideia, por causa dos maridos retrogadas que vivem em muitos lares. E desta forma consegue-se um pouco de liberdade, que há-de saber a pouco.
Quanto aos motivos da criação do Dia Internacional da Mulher, não digo que sejam dignos de desprezo, recuso-me. No entanto, perecem-me demasiado importantes para apenas serem enaltecidos, no dia 8 de Março.
Bem, finalizando, ninguém precisa de um dia para ser enobrecido, se o for constantemente!

sábado, 6 de março de 2010

Farmville, a sensação - Parte 2

A loucura em redor deste jogo continua e com ele a estupidez.
No Facebook existe um petição com cerca de 17 mil e 250 assinantes. Esta petição tem como objectivo poder plantar Cannabis no Farmville.
Eu sei que neste momento tudo é razão para uma petição mas esta causa não é uma qualquer, é para a produção do grande Cannabis. Segundo os fundadores desta petição, esta planta deve estar no Farmville tal como todas as outras e deve dar bastante dinheiro e experiência para quem as cultiva.
Neste momento esta causa necessita de mais 10mil 720 assinaturas para ser aprovada e para ser instaurada a plantação de estupefacientes num jogo de produção agrícola. Sinceramente espero que estas pessoas que faltam apareçam para assinar e seguidamente queria congratular os senhores Hugo Moreira e Nélio Filipe Pedrosa porque assim já podemos saciar os nossos vícios virtualmente.
Depois desta ironia toda queria dizer uma coisa, ou são estas pessoas que não têm mais do que fazer ou o mundo está definitivamente perdido.
Mas se não consegues vencê-los, junta-te a eles! Vamos todos votar nesta "grande" causa!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

5 para a meia noite

Hoje venho aqui para vos mostrar que nem tudo na televisão portuguesa é mau, o programa de que vos venho falar chama-se 5 para a meia noite transmitido pela RTP2.
Este talk-show vai já na sua segunda série e tem tido bastante sucesso no panorama televisivo português, segundo fontes este programa tem uma audiência média de 150 mil espectadores por dia. Este é protagonizado por 5 apresentadores, um em cada dia, de segunda a sexta. O 5 para a meia noite tem uma grande interactividade com a internet, as redes sociais estão associadas ao programa e têm muitos seguidores nestas.
Apesar de todas estas coisinhas lindas, o engraçado é que este programa tem a duração de uma hora e é transmitido geralmente às 00:20 h o que faz com que este tenha menos visibilidade, é chato perceber que um dos bons programas televisivos portugueses apenas seja transmitido a estas horas porque se fosse mais cedo talvez a sua audiência fosse engolida pelas novelas dos outros canais de televisão. Aceito que digam que as horas a que é transmitido são boas pois assim têm mais liberdade no que dizem no entanto, tem menos pessoas a ver porque digamos que não são grandes horas para se deitarem pessoas que no dia seguinte acordam cedo para trabalhar, mas as novelas metem medo. De qualquer das maneiras fica a minha sugestão e fico à espera que este talk-show dure, pois a televisão portuguesa necessita de programas diferentes e com qualidade.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Porra bebé!

Se há coisa que sempre achei engraçada são os nomes carinhosos que são utilizados nos casais amorosos. Há nomes para todos os gostos e feitios, desde amorzinho ou amor, linda, love, bebé, fofinha, xuxu, querida, entre outros.
Acreditem que estes nomes podem vir a ser mesmo cómicos, neste momento vocês perguntam porquê, e eu respondo, nos casais cria-se o hábito de se tratarem dessa forma, e ai chegamos à parte engraçada, quando os casais se chateam e começam com as discussões continuam a tratar-se dessa forma e é uma situação extremamente engraçada e incongruente.
Num destes dias presenciei uma situação no mínimo periclitante, estava um casal, suponho eu casados, num supermercado, nesse momento vai o homem ter com a sua esposa e dá-lhe a maionese, nesse momento a mulher diz "mas oh bebé, eu disse que queria ketchup e não maionese! Porra bebé, nunca ouves o que digo! Assim não dá!". Para vos ser sincero adorei este episódio, estas pessoas ficaram com um tal hábito de se tratarem assim que mesmo quando chateados continuaram a tratar-se de uma forma carinhosa, no entanto isto não tem lógica nenhuma. E vocês perguntam, então o que faço? Como a vou tratar? Fácil. E que tal escolherem nomes que possam ser usados para as duas situações? Tratavam-se com nomes que tivessem nexo quando estavam bem ou chateados. Por vezes até é difícil arranjar desses nomes mas com um bocado de imaginação tudo se consegue. Querem sugestões? Que tal rabeta ou caramelo? Por exemplo, "oh meu caramelo, és lindo!" ou "porra caramelo, não posso mais isto!". Com estes nomes já conseguem evitar situações estúpidas tais como a que referi anteriormente.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fernando Nobre, o nosso Obama?

Pela primeira vez no Bazar Chinês vai ser publicado um post que não é redigido por mim, desta vez convidei um amigo para escrever um texto e este aceitou. Neste momento quero então agradecer ao César por este muito bom post. Aqui vai.
No espantoso mundo futebolístico, o dia após a final de uma grande competição serve para tirar ilações? Nem pensar! Pensa-se logo na próxima competição. Na política passa-se exactamente a mesma coisa, ou quase, pois na semana seguinte a uma eleição temos os gurus da politologia a mandar os seus bitaites, como quem está no tasco a discutir o papel árbito na partida entre o Vila-Rabonense e Figueirós FC.
Face Oculta, escutas, BPN, TVI, desemprego, recessão económica, robalos, polvos é tudo muitíssimo urgente e importante, mas as eleições são daqui a ano e meio! É uma gamela em Belém que não pode ser desperdiçada. Há que preparar desde já a propaganda, os escândalos a plantar nos jornais, as inscrições nos partidos. E ninguém se quer atrasar. Mais ou menos explicitamente, nesta pré-pré-campanha já temos quase tantos candidatos, como lideres teve o PSD nos últimos tempos.
Esta até poderia ser mais uma vulgar eleição presidencial, em que os avozinhos da política buscariam a sua quarta reforma pelo escrupuloso cumprimento dos seus deveres cívicos. Mas eis que me surpreendo. Desta vez temos um candidato que não busca apenas a reforma, ambiciona, imagine-se só, marcar a diferença, defender os mais desfavorecidos, combater as hipocrisia e corrupção e eliminar os interesses corporativos.
Serei eu, será Deus este Nobre senhor? Realmente o senhor é mesmo nobre, Fernando Nobre para ser mais preciso. Mais conhecido como fundador da AMI, este Homem é muito mais do que isso. Correu meio mundo em auxílio dos mais desfavorecidos e permaneceu sempre fiel aos seus ideais e valores. Apesar de desligado da vida política, não raras vezes participou civicamente na defesa dos direitos dos outros para uma socieade melhor.
Até custa a acreditar que este senhor queira associar o seu nome ao lodaçal que é a política portuguesa, mas agradeço-lhe a coragem e espero sinceramente que consiga trazer alguma seriedade e limpe belém, e s.bento já agora, de toda incompentência e falta de carácter.
Um pouco de populismo obámico agora : Sim nós conseguimos um Portugal melhor !


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

És conhecido e não tens muitos seguidores no facebook ou twitter?

Como é de vosso conhecimento, estamos numa fase onde as redes sociais estão na moda. Estas redes servem para criar relações entre pessoas mediadas por um computador, lá também podem colocar fotos, comentar ou ser fãs/seguidores de outras pessoas. Neste momento todos os famosos têm clube de fãs e chegam a ter números exorbitantes, por exemplo, a finalista vencida do concurso Ídolos tem aproximadamente 98 mil fãs.
Custa-me perceber que as pessoas gostam de publicar as suas fotos para que todas as pessoas possam ver, se calhar estas pessoas nunca ouviram falar em privacidade, e se vocês pensam que são poucas as pessoas que frequentam as redes sociais enganam-se, só no facebook existem 400 milhões de utilizadores. Se há coisa que gosto e sempre tentei preservar é a minha privacidade, não gosto que andem a ver as minhas fotografias e comentá-las, sendo que na maioria das vezes não são sinceras, no entanto é engraçado ver que as pessoas gostam destes comentários, mesmo sabendo que até podem nem ser verdadeiros.
Quanto aos clubes de fãs é curioso perceber que as pessoas se vangloriam pelo simples facto de outras carregarem num botão onde diz «torna-te fã». Será que todos os fãs são realmente fãs? Será que a quantidade é sinónimo de qualidade do famoso que é seguido? Claro que não, apenas porque existe publicidade e/ou porque tem uma carinha bonita, apesar de por vezes até ser pela qualidade.
Devido a isto, não vamos tirar ilações erradas só pelo simples facto de ter muitos seguidores ou não, o bazar chinês é um grande blog e tem poucos seguidores, por isso está bem provado que a quantidade não significa nada.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Dia de São Valentim nos dias de hoje

Tens namorada? Ainda não compraste prenda para o teu par? Não te esqueças que hoje é dia de São Valentim.
Há muito que se diz que o natal já não tem o mesmo significado e que agora é muito consumista, no entanto há um dia que consegue superar o natal, o dia dos namorados. Tudo bem que no Natal são ofertados muitos presentes mas algum do significado primitivo ainda se mantêm, ao contrário deste dia 14 de Fevereiro, um dia sem nexo nenhum a não ser um pretexto para gastar dinheiro, um autêntico insulto ao sentimento. Na minha opinião, este dia é completamente estapafúrdio, porque é que eu neste dia tenho de oferecer algo ao meu par?
Neste dia os restaurantes enchem, os cinemas enchem, as floristas ficam sem flores, as lojas fazem edições especiais, e tudo isto porquê? Ah e tal, é dia de São Valentim.
Algum de vocês sabe a origem deste dia? Certamente que quase ninguém sabe e se houver esse número é diminuto. Isto é o que me intriga, ninguém sabe o porquê de se festejar este dia, apenas sabem que é para dar prendas, apesar disso existe um explicação. Andei a informar-me e a origem deste dia vem de um bispo chamado Valentim que continuava a casar as pessoas apesar de ser proibido segundo ordens do imperador Cláudio II porque ele achava que os homens solteiros eram melhores combatentes. Mais tarde este bispo foi descoberto e foi assassinado. A partir daí começou-se a festejar esse dia mas quase ninguém sabe a origem.
Depois de ter explicado o porquê deste dia, espero que vocês fujam à normalidade do consumismo e tentem combatê-lo.

Dia de São Valentim nos dias de hoje