sábado, 28 de maio de 2011

Falta Cumprir-se Portugal!

Como sempre vos disse, sou um amante de música, com um gosto um pouco particular no entanto, aberto a vários géneros musicais.

Nos dias que correm, a venda de álbuns está em franca crise e a inovação é necessária para combater os downloads ilegais que dificultam em parte o trabalho de alguns artistas ligados à música. Vários problemas surgem com a diminuição das vendas de cds, desde logo as editoras ficam sem grande parte dos seus lucros, depois algumas bandas que trabalham apenas pela parte financeira, e não pelo amor à arte, não conseguem receber o dinheiro que tanto procuram. No entanto, existem bandas que se opõem a todo este processo, bandas essas que até apoiam os downloads porque é uma forma fantástica de disseminação da música, até porque com a maior divulgação dos seus reportórios, o número de concertos tende a aumentar. Tal como já devem ter percebido, eu sou da opinião que os downloads “ilegais”, no que toca à música, são um bom princípio por duas razões, o preço actualmente exigido pelas editoras por um cd é uma exorbitância e Música é cultura, é arte, apenas estamos a cultivar o nosso povo.

Um destes dias recebi em minha casa um belo exemplo de que quem consegue ser inovador e ter qualidade é recompensado, refiro-me ao mais recente álbum dos Radiohead. Este disco de que vos falo para além da parte física, foi anteriormente disponibilizado para download legal por uma quantia mais reduzida do que a praticada pelas editoras “normais”. Outro bom exemplo é o de David Santos, um novo músico português, que no seu projecto Noiserv, consegue fazer uma ligação entre o som e a imagem que são dignos de referência, neste caso, com o álbum segue-se um conjunto de imagens num livro acompanhado por um lápis, com o intuito do ouvinte desenhar nas páginas restantes.

Na minha opinião o nosso país precisa disto, precisa de pessoas que nas situações adversas consigam ser inovadoras e em vez de se queixarem da situação difícil ou dos problemas da evolução da sociedade. “Falta cumprir-se Portugal!”

Sem comentários:

Enviar um comentário