sábado, 14 de maio de 2011

Perdidos de Cultura

A televisão portuguesa sempre primou pela qualidade e trabalhou com o objectivo de transmitir aos seus espectadores uma cultura impressionante, exemplo disso é o mais recente programa transmitido pela TVI, “Perdidos na Tribo”.

A TVI tem-nos habituado a um tipo de programas televisivos muito interessante a nível cultural, os reality shows. Era expectável que este tipo de programa viesse a ser transmitido porque a televisão portuguesa já não era a mesma sem estes, mesmo tendo em conta o número de programas deste género transmitidos em tão pouco tempo, esta seria uma suposição fácil, as únicas dúvidas estariam em saber o que farão desta vez e com quem. Já houve vários reality shows em Portugal, desde “Os Acorrentados”, “Master Plan” (estes dois primeiros transmitidos pela Sic), “Big Brother”, “Quinta das Celebridades”, “Primeira Companhia”, “A Bela e o Mestre, mais recentemente “A Casa dos Segredos”, e agora “Perdidos na Tribo”, e estes programas conseguiram sempre ter um grande destaque na sociedade, obtendo grande visibilidade e, por inerência, as tão desejadas audiências.

Já muitíssimas pessoas passaram por este tipo de programas, desde celebridades, pessoas desconhecidas até pessoas desconhecidas que passaram a ser famosas (grande motivo de orgulho), no entanto há uma pessoa que se destacou de todas estas no número de presenças, o/a José Castelo Branco. Como não poderia deixar de ser, esta personagem integra o grupo de participantes do “Perdidos na Tribo”. É óbvio que este é um grande motivo de atracção para as audiências mas para além disso, a necessidade destas era tão grande que logo no primeiro episódio e até nas publicidades, uma das participantes aparece em trajes menores(grande motivo de espanto).

Não percebo duas coisas com estes reality shows. Primeiro não percebo a razão pela qual as pessoas se candidatam a estes, eu sei que estas querem ser conhecidas e ser faladas mas, tal como disse num post anterior, será este um motivo de orgulho para ser famoso? Valerá a pena toda esta exposição pública? Como já devem ter percebido, na minha opinião não. E a segunda coisa que não percebo é a razão pela qual as pessoas ainda dão audiências a este tipo de programas? Eu sei que há pessoas que gostam de saber o que as pessoas fazem e o que pensam sobre as outras, resumidamente querem saber a vida das outras.

É triste pensar que a cultura nos programas televisivos não funciona (linguagem televisiva), não dá audiências (traduzido para linguagem corrente), mas o problema é que assim não cultivamos o nosso povo, sim porque uma dessas formas é através da comunicação social, está na altura da cultura fazer parte dos programas portugueses.

Só para terminar e para reatar a relação com alguns de vós, acho que a minha vizinha se vai divorciar porque o marido dela anda a traí-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário