sexta-feira, 12 de março de 2010

E "Puuuuft!", um novo post!

Um dos recursos estilísticos que sempre achei engraçado na língua portuguesa são as onomatopeias. Estas figuras de estilo têm como intuito imitar sons através de palavras, desta forma podem reproduzir o som de animais e até acções que podemos ter. O engraçado de tudo isto é que nós utilizá-mo-los muito mais do que nós imaginamos. No nosso quotidiano, as onomatopeias estão presentes em variadíssimas situações e variadíssimas vezes. Passando a exemplos...
«Olha Zé, ontem estava eu de carro e de repente passa por mim uma mota assim, "Vrummmmm!", tipo mesmo rápido, e de um momento para o outro chega a um cruzamento e vem outro carro e este teve de travar muito rápido, "Screeech!", e como foi muito em cima acabaram por bater com muita força, "Traummm!"».
Ou mesmo...
«Estava eu na cozinha quando, repentinamente, a campainha de casa tocou, "Trimmm!", e eu fui atender muito rápido e depois tropecei na carpete e cai, "Tauuu!"».
É fantástico presenciar estas situações porque estes recursos parecem um vício, quando começam a usá-los numa situação nunca mais param. Talvez nunca tenham reparado neste uso exagerado das onomatopeias mas se repararem vão perceber que é extremamente cómico.
Para terminar, vou deixar-vos com muitos abraços para os meninos e muitos "muahhhhs!" para as meninas e cuidados com as carpetes para não embaterem com superfícies bastante duras e não fazerem "Tauuuu!"

Sem comentários:

Enviar um comentário