Mostrar mensagens com a etiqueta Economia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Economia. Mostrar todas as mensagens

domingo, 1 de maio de 2011

E que engenheiros são estes?

Caros amigos leitores, ontem o meu filho mais velho foi a exame de condução e descobri uma situação relacionada com o exame que me intrigou completamente. Pelo que me constou é um hábito português subornar os examinadores, um simples favor para os seus filhinhos. Acho impressionante que num país que se queixa de estar corrompido, onde todos os políticos são subornados, onde até no desporto tudo está comprado, chega à hora de o filho fazer o exame de condução e qual é a sua atitude? Fácil, dou-lhe um “bocado” de dinheiro, que na verdade é mesmo muito, e como é óbvio, o meu filho está autorizado a conduzir. A verdade é que essa”compensação” ofertada ao examinador é mesmo grande, segundo me consta esta varia mas aproxima-se do valor de nova candidatura a exame, ou seja, grande parte do “salário” deste é feito por gorjetas dadas pelos examinandos.

No dia do exame, eu estava mesmo confiante que o meu filho passasse mas as condições começaram a ser adversas. Inicialmente, ele apercebeu-se que a colega que ia fazer o exame com ele, ia subornar o examinador, o que é desfavorável a quem não paga nada, e para ser pior, o sistema de avaliação na prova é ridículo pois não avalia de forma alguma a qualidade da tua condução mas sim se não passas nenhum sinal de stop sem parar completamente o veículo. Para além disto, os examinadores são apelidados de engenheiros, mas esta situação é ridícula, eles não o são, são sim meros examinadores meus caros, isto é um insulto para a classe dos engenheiros mas claro, é sempre engraçado quando se tem o poder de reprovar alguém, a simpatia é sempre diferente.

Sinceramente, depois de tudo isto, sinto que preferia que o meu filho reprovasse do que ser aprovado apenas e só por esta falta de integridade moral. Resumindo, o meu filho passou sem necessitar deste tipo de favores e agora está todo feliz. Estamos num país vergonhoso com uma sociedade vergonhosa.

domingo, 28 de março de 2010

Eh Pá, desculpes!

Olá Mundo, desde já peço imensas desculpas por não actualizar o Bazar Chinês assiduamente mas sabem a internet em minha casa não tem funcionado. Um destes dias, num dia chuvoso e num dia em que o Sol estava totalmente encoberto, um trovão atacou a minha localidade e especialmente a minha casa. Nessa mesma altura esqueci-me de retirar a fixa do computador onde está ligado o meu router, devido a isso, a internet deixou de funcionar e por isso a minha vinda ao blog tem sido dificultada, como vocês têm reparado, só tem havido um post por semana, mais ou menos.
Agora é a parte que vocês dizem, “Oh pá, essa foi uma desculpa mesmo foleira, para a próxima arranja uma desculpa melhor!”.
Agora, quero também pedir desculpas pela qualidade dos produtos exibidos no meu estaminé. Sabem, estamos em crise porque com isto da inflação os produtos aumentaram os preços e, por isso, os nossos fornecedores aumentaram as margens de lucro e para eu manter o preço de venda (que para vocês é nada), mantendo também a minha margem de lucro, tive de reduzir ainda mais a qualidade dos meus produtos.
Gostaram das minhas desculpas? Bem, isto é mais ou menos o retrato da nossa sociedade. Sempre que um tuga falha a qualquer coisa que estava marcada tem sempre a necessidade de inventar uma “boa” desculpa para tentar remediar a situação mas esquece-se que a generalidade das pessoas não são tapadinhas de todo e apercebem-se que estamos a inventar uma desculpa, por isso, talvez seja melhor ser sinceros e não utilizar aquilo que chamamos de “desculpas esfarrapadas”.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2009 em resumo

Estamos a terminar 2009 e como de normal toda a gente faz o seu resumo do ano e apresenta as expectativas para o ano vindouro e, porque não acho esta uma má prática, não vou fugir à regra.
Em 2009, a economia portuguesa entrou em recessão, o preço dos combustíveis subiu em média, o desemprego aumentou abruptamente. Na política, o senhor "engenheiro" José Sócrates foi reeleito, o PSD ganhou as eleições europeias, o PS venceu as legislativas e o PSD venceu as autárquicas. No desporto nacional, o Porto sagrou-se novamente campeão, um milagre ocorreu com a chegada do Jesus ao Benfica, está quase na frente do campeonato e quase foram campeões de inverno, o CR9 protagonizou a maior transferência de sempre no mundo do futebol sendo que não foi eleito o melhor jogador do mundo, ficando em 2º. Neste ano passou-se também o grande caso da Caster Semenya, uma atleta que bateu recordes mundiais de atletismo sendo que foi posto em causa o seu sexo.
Em suma, este ano foi mais um em que a economia piorou mas sempre que o Benfica ganha o país avança com mais 800 mil euros de bilheteira.

sábado, 19 de dezembro de 2009

O senso comum ás vezes engana

Chegou o Natal e com ele chegaram os presépios, o frio, as camisolas a mais nas vestimentas das pessoas, os pinheirinhos, as enchentes nas lojas e centros comerciais, as publicidades de brinquedos e chocolates e, como é óbvio, as luzinhas de natal!
É do senso comum (o que não quer dizer que está certo) que a nossa sociedade está a atravessar uma grave crise económica e ambiental. Exemplos disso são a razão da Cimeira de Copenhaga, que findou no passado dia 18, e também o desemprego existente neste momento.
Depois da cimeira traçaram-se algumas metas para 2020, onde o objectivo é baixar a quantidade de emissões de gases de efeito estufa. Agora penso que se traçassem o objectivo de reduzir os gastos de energia talvez fosse uma melhor meta, diminuindo também estas tais emissões.
Apesar de tudo isto, as luzinhas de natal continuam a brilhar nas casas, centros comerciais, lojas e cidades. Eu até as acho bonitas e concordo que até dão vida, acentuando o espírito natalício. Mas algum de vocês já se questionou da quantidade de energia que é gasta neste tipo de iluminações? Certamente que não.
Está claro que se diminuíssemos o consumo de energia gastaríamos menos dinheiro e em termos ambientais, consumiríamos menos combustíveis fósseis o que diminuiria a emissão de gases de efeito estufa, no entanto não diminuímos esse consumo de energia e muito pelo contrário, usamos essas luzinhas de natal que ficam ligadas durante a noite toda, então podemos concluir que não estamos a atravessar essas tais crises contrariando desta forma o senso comum.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A origem da gripe caprina

Já sei que estão fartos de ouvir falar de gripes e viroses, mas aquilo que vos venho contar é uma visão completamente diferente daquilo que vocês ouvem nos media.
Na base de tudo isto está a inveja, vingança, a estupidez do ser humano e sobretudo o lado económico.
Estávamos nós no início dos anos 90, penso eu, quando se noticiou pela primeira vez a existência de um vírus que atacava o gado bovino. Na minha opinião tudo se deve a um ataque económico. Segundo fontes fidedignas, ou não, o consumo de gado bovino estava bastante elevado, devido a isso a inveja surgiu nos vendedores de aves, estes inventaram as doenças das vacas loucas, assim o consumo destas diminuiu de uma forma abrupta. Como é óbvio os vendedores de gado bovino ficaram revoltados e inventaram a gripe das aves e desta forma o consumo de aves decaiu.
Com tudo isto, dentro do consumo de carne a que mais se vendia era a suína e a que menos era vendida era a caprina. Por isso, os distribuidores de gado caprino queriam mais e então criaram a história da gripe suína, tendo um grande impacto no mundo. Passaram alguns tempos e eis que chega a actualidade, o consumo de carne de porco baixou imenso e é aqui que surge a gripe caprina, pois os vendedores de gado suíno aperceberam-se que as vendas de gado caprino subiram e toma lá que já almoças-te, uma gripe caprina.