terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fernando Nobre, o nosso Obama?

Pela primeira vez no Bazar Chinês vai ser publicado um post que não é redigido por mim, desta vez convidei um amigo para escrever um texto e este aceitou. Neste momento quero então agradecer ao César por este muito bom post. Aqui vai.
No espantoso mundo futebolístico, o dia após a final de uma grande competição serve para tirar ilações? Nem pensar! Pensa-se logo na próxima competição. Na política passa-se exactamente a mesma coisa, ou quase, pois na semana seguinte a uma eleição temos os gurus da politologia a mandar os seus bitaites, como quem está no tasco a discutir o papel árbito na partida entre o Vila-Rabonense e Figueirós FC.
Face Oculta, escutas, BPN, TVI, desemprego, recessão económica, robalos, polvos é tudo muitíssimo urgente e importante, mas as eleições são daqui a ano e meio! É uma gamela em Belém que não pode ser desperdiçada. Há que preparar desde já a propaganda, os escândalos a plantar nos jornais, as inscrições nos partidos. E ninguém se quer atrasar. Mais ou menos explicitamente, nesta pré-pré-campanha já temos quase tantos candidatos, como lideres teve o PSD nos últimos tempos.
Esta até poderia ser mais uma vulgar eleição presidencial, em que os avozinhos da política buscariam a sua quarta reforma pelo escrupuloso cumprimento dos seus deveres cívicos. Mas eis que me surpreendo. Desta vez temos um candidato que não busca apenas a reforma, ambiciona, imagine-se só, marcar a diferença, defender os mais desfavorecidos, combater as hipocrisia e corrupção e eliminar os interesses corporativos.
Serei eu, será Deus este Nobre senhor? Realmente o senhor é mesmo nobre, Fernando Nobre para ser mais preciso. Mais conhecido como fundador da AMI, este Homem é muito mais do que isso. Correu meio mundo em auxílio dos mais desfavorecidos e permaneceu sempre fiel aos seus ideais e valores. Apesar de desligado da vida política, não raras vezes participou civicamente na defesa dos direitos dos outros para uma socieade melhor.
Até custa a acreditar que este senhor queira associar o seu nome ao lodaçal que é a política portuguesa, mas agradeço-lhe a coragem e espero sinceramente que consiga trazer alguma seriedade e limpe belém, e s.bento já agora, de toda incompentência e falta de carácter.
Um pouco de populismo obámico agora : Sim nós conseguimos um Portugal melhor !


1 comentário:

  1. acho que ele devia era continuar a fazer o que fazia, em vez de divergir e tentar ocupar um cargo que pertence a outro, seguramente, um cargo 'de poder', sinceramente, preferia-o e respeitava mais o que ele era e fazia, quando ele era uma 'madre teresa', ao ponto a que se chega de necessidade de protagonismo! e depois, ``a cabeça do perfil, vem: m´´edico. no comment.

    ResponderEliminar