sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Manipulação e Sensacionalismo - Parte 2

Na nossa sociedade sempre existiram e sempre existirão indivíduos que agridem repetidamente outros, quer psicologica quer fisicamente, a tudo isto chamamos bullying. Este facto é inevitável e ao qual não podemos negar.
Actualmente, esta situação tem-se tornado muito mediática e os media têm tido um papel importantíssimo para o conhecimento deste no senso comum. Este é o papel da comunicação social, informar os cidadãos das questões e das notícias do quotidiano. No entanto, tal como referi no post Manipulação e Sensacionalismo, os media conseguiram deturpar este conceito, neste momento qualquer brincadeira pode ser considerada como bullying.
Um destes dias vi, na escola de um dos meus filhos, um miúdo a dar um pontapé no rabo a uma colega dele. Apercebi-me, desde logo, que se algumas pessoas tivessem visto este caso seria logo apelidado de bullying. Caso isso acontecesse, a miúda seria logo chamada ao conselho directivo da escola e seria acompanhada por uma psicóloga, para poder ultrapassar a gravíssima agressão que sofreu.
Caros leitores, existe algo mais saudável que um pequeno pontapé no rabo de um colega? Será preciso este alarmismo todo? É óbvio que alguns casos são perigosos e é verdade que existem, mas neste momento tudo é bullying, até uma simples brincadeira verbal ou física. Antigamente, esta palavra não era conhecida e as pessoas eram felizes. Actualmente, os jovens sofrem muitas agressões que podem criar graves sequelas na vida deles, sendo então necessário o acompanhamento de psicólogos. Na altura não existiria esta violência? Claro que havia, a única diferença é que na altura não haviam os media para popularizar e ridicularizar esta situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário