quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

És conhecido e não tens muitos seguidores no facebook ou twitter?

Como é de vosso conhecimento, estamos numa fase onde as redes sociais estão na moda. Estas redes servem para criar relações entre pessoas mediadas por um computador, lá também podem colocar fotos, comentar ou ser fãs/seguidores de outras pessoas. Neste momento todos os famosos têm clube de fãs e chegam a ter números exorbitantes, por exemplo, a finalista vencida do concurso Ídolos tem aproximadamente 98 mil fãs.
Custa-me perceber que as pessoas gostam de publicar as suas fotos para que todas as pessoas possam ver, se calhar estas pessoas nunca ouviram falar em privacidade, e se vocês pensam que são poucas as pessoas que frequentam as redes sociais enganam-se, só no facebook existem 400 milhões de utilizadores. Se há coisa que gosto e sempre tentei preservar é a minha privacidade, não gosto que andem a ver as minhas fotografias e comentá-las, sendo que na maioria das vezes não são sinceras, no entanto é engraçado ver que as pessoas gostam destes comentários, mesmo sabendo que até podem nem ser verdadeiros.
Quanto aos clubes de fãs é curioso perceber que as pessoas se vangloriam pelo simples facto de outras carregarem num botão onde diz «torna-te fã». Será que todos os fãs são realmente fãs? Será que a quantidade é sinónimo de qualidade do famoso que é seguido? Claro que não, apenas porque existe publicidade e/ou porque tem uma carinha bonita, apesar de por vezes até ser pela qualidade.
Devido a isto, não vamos tirar ilações erradas só pelo simples facto de ter muitos seguidores ou não, o bazar chinês é um grande blog e tem poucos seguidores, por isso está bem provado que a quantidade não significa nada.

4 comentários:

  1. João não é que eu goste de Facebook, mas não concordo contigo.
    Eu sou contra redes sociais quando estas são usadas para definir quem é melhor ou pior na sociedade ou quando elas são usadas para difamar alguém. Agora quando as pessoas as usam para mostrar aos amigos e publico em geral aquela foto mais bonita ou mais engraçada o "Facebook" e as demais redes sociais tornam-se agradáveis e com um elevado poder de comunicação.
    Outra coisa é quando falas em privacidade, e passo a citar "calhar estas pessoas nunca ouviram falar em privacidade". Bem isto não e privacidade se o fosse as pessoas não as colocariam em locais que toda a gente tem acesso.
    Facebooks, Twitters e o resto das redes sociais quando bem usadas, e digo bem usadas quando têm como objectivo principal a interacção entre cibernautas, são grandes ferramentas e com beneficio para a Humanidade.

    ResponderEliminar
  2. Caro Tiago, em certa parte concordo contigo mas não achas que o simples facto de andar a colocar fotos tuas disponíveis para toda a gente ver não é um ataque à privacidade?
    Vou passar a exemplos, um casal de namorados na rua, estes dois estão numa troca de carícias, na rua toda a gente tem acesso e como tu sabes não o deixam de o fazer. Mais um exemplo, quantas pessoas têm vergonha de mostrar as fotos que têm imprimidas, querem privacidade, no entanto divulgam-nas no facebook, podes dizer que estão mais bonitos mas sabes bem que não é sempre assim.
    Apesar de compreender a tua posição e até concordar que podem ser úteis, não posso aceitar que me digas que as redes sociais não são um ataque à privacidade.

    ResponderEliminar
  3. Para mim não o são, isso é a tua liberdade. Nunca sentis te vontade de mostrar algo a toda a gente?
    Nunca tiraste uma foto e achar que toda a gente devia ver aquela fotográfica?
    Para mim querer partilhar as coisas com o resto do mundo não e falta de privacidade, e simplesmente o querer mostrar a alguém ou a toda a gente algo que é teu.

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente nunca senti a vontade de mostrar minhas fotografias a toda a gente que as queira ver, são minhas e/ou dos meus amigos, só a nós diz respeito. Não gosto de mostrar as minhas coisas a qualquer um mas pronto, são formas de ser diferentes.

    ResponderEliminar