quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ikêá, ikeia ou aikeia?

Eis uma das maiores lojas e com mais sucesso na Europa, o IKEA.
Existem muitas coisas que me indignam com esta loja. Uma delas é desde logo o nome, algum de vocês sabe pronunciá-lo? Já ouvi no mínimo umas três formas diferentes (ikêá, ikeia e aikeia)e duas delas até foram naquelas publicidades televisivas.
O IKEA desde que chegou a Portugal intrigou-me porque para além de não saber o nome dele, nunca percebi o que é que eles vendiam, móveis ou puzzles? Para móveis são baratos mas para puzzles são caros. Para além disso, são "joguinhos" que dão trabalho, podem chegar a durar uma tarde ou mesmo um dia para completá-los.
Neste exacto momento, existe uma loja em Matosinhos, Alfragide e está a ser construída uma outra em Loures. Eu apenas conheço a loja em Matosinhos e digo-vos uma coisa, as duas vezes que lá fui detestei literalmente. Até me podem dizer que não sou muito apologista do mundo das decorações mas só o facto de se só quiser comprar um pequeno produto ter de correr a loja toda, decorar a referência e o lugar onde está exposto e depois ir ao armazém procurá-lo, já nem posso com a loja mas pior pior é que até só para sair desta, já me chateia, tenho de dar a volta a tudo, armazém e a parte de exposição. Eu sei que isto se chama Marketing mas não será demasiado? Não terá o resultado contrário, nem entrar?
Será que o preço dos móveis e materiais é assim tão barato que compensa este trabalho e chatices todas adicionais? Duvido, a não ser que gostem de "pequenos" quebras cabeças a montar o móvel.


Aqui fica a parte que mais me marca do catálogo de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário