quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

"Encore", ainda tem sentido?

Desde sempre que sou um admirador e grande consumidor de música, sendo que um dos meus principais hobbies é ir a espectáculos musicais.
Já fui a vários concertos de música. Uma coisa que me fascinou no primeiro espectáculo a que fui foi a banda ter saído de palco, supostamente porque tinha acabado o concerto, e pouco depois, regressar ao palco pois os espectadores tinham gostado tanto que tinham ficado a bater palmas e à espera do grupo, este facto chama-se "encore". Os concertos foram-se seguindo e o encanto do final foi diminuindo pois apercebi-me que o "encore" era uma coisa habitual e não é o agradecimento das palmas e a seguinte retribuição por parte do grupo.
Já sei que isto do "encore" é uma tradição em qualquer tipo de espectáculo musical mas fico indignado com rituais que perdem o seu sentido original, este era a cereja no topo do bolo, aquela parte extra que nunca queremos que finde, no entanto agora tornou-se uma rotina e que mesmo com poucas palmas ou pouca demonstração de agrado por parte do público, esta se repete.
Em qualquer concerto é ritual as bandas saírem de palco e regressarem de seguida, as bandas já estão com um reportório preparado propositado para o "encore", o que lhe tira a graça toda.
Agora pergunto, se esta tradição já não tem sentido nenhum, porque é que ainda continuam a fazer os "encores"?

1 comentário:

  1. Bem o que é certo é que lá temos que levar com o encore, quer estajamos a ouvir Tiago Bettencourt, Tony Carreira ou Sérgio Godinho!

    ResponderEliminar