Estamos a terminar 2009 e como de normal toda a gente faz o seu resumo do ano e apresenta as expectativas para o ano vindouro e, porque não acho esta uma má prática, não vou fugir à regra.
Em 2009, a economia portuguesa entrou em recessão, o preço dos combustíveis subiu em média, o desemprego aumentou abruptamente. Na política, o senhor "engenheiro" José Sócrates foi reeleito, o PSD ganhou as eleições europeias, o PS venceu as legislativas e o PSD venceu as autárquicas. No desporto nacional, o Porto sagrou-se novamente campeão, um milagre ocorreu com a chegada do Jesus ao Benfica, está quase na frente do campeonato e quase foram campeões de inverno, o CR9 protagonizou a maior transferência de sempre no mundo do futebol sendo que não foi eleito o melhor jogador do mundo, ficando em 2º. Neste ano passou-se também o grande caso da Caster Semenya, uma atleta que bateu recordes mundiais de atletismo sendo que foi posto em causa o seu sexo.
Em suma, este ano foi mais um em que a economia piorou mas sempre que o Benfica ganha o país avança com mais 800 mil euros de bilheteira.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
A Loucura dos Vampiros
"Olha um Vampiro, fujam!"
Eis uma das frases que está a entrar em extinção. Desde sempre que os vampiros foram uma espécie da qual toda a gente tem medo. Estes seres são muito utilizados tanto na literatura como no cinema. As séries e filmes sobre vampiros há muito que existem mas nunca tiveram uma aceitação tão grande como a que neste momento têm. O medo que antigamente existia sobre a espécie sofreu uma grande transformação, actualmente os vampiros são extremamente sensuais, sedutores e bonitos. É aqui que entra a minha indignação, o que é que eles fazem de jeito para serem de tal modo acarinhados? São especiais? Para além da conhecida mordidela no pescoço, o que eles têm de de bom?
Neste momento, muitas séries são protagonizadas por vampiros (crepúsculo) e até na série juvenil, morangos com açúcar, já existe um destes seres, sendo que os vampiros têm tido um enorme sucesso nas faixas etárias mais jovens mas não só.
O que pode ter de interessante um filme em que a personagem principal é um ser não real? Acredito que por vezes na adolescência passemos por fases em que temos gostos um bocado estúpidos mas o problema é que o sucesso não é só nestas idades, mesmo pessoas com maior idade aderem a isto tipo de séries.
Apesar de não perceber o porquê estes gostos, espero que o medo aos vampiros regresse e que a normalidade chegue à nossa sociedade.
Eis uma das frases que está a entrar em extinção. Desde sempre que os vampiros foram uma espécie da qual toda a gente tem medo. Estes seres são muito utilizados tanto na literatura como no cinema. As séries e filmes sobre vampiros há muito que existem mas nunca tiveram uma aceitação tão grande como a que neste momento têm. O medo que antigamente existia sobre a espécie sofreu uma grande transformação, actualmente os vampiros são extremamente sensuais, sedutores e bonitos. É aqui que entra a minha indignação, o que é que eles fazem de jeito para serem de tal modo acarinhados? São especiais? Para além da conhecida mordidela no pescoço, o que eles têm de de bom?
Neste momento, muitas séries são protagonizadas por vampiros (crepúsculo) e até na série juvenil, morangos com açúcar, já existe um destes seres, sendo que os vampiros têm tido um enorme sucesso nas faixas etárias mais jovens mas não só.
O que pode ter de interessante um filme em que a personagem principal é um ser não real? Acredito que por vezes na adolescência passemos por fases em que temos gostos um bocado estúpidos mas o problema é que o sucesso não é só nestas idades, mesmo pessoas com maior idade aderem a isto tipo de séries.
Apesar de não perceber o porquê estes gostos, espero que o medo aos vampiros regresse e que a normalidade chegue à nossa sociedade.
sábado, 26 de dezembro de 2009
Programas da Madrugada
Um destes dias deite-me um pouco mais tarde, tinha ficado a ver um filme e depois deste fui-me deitar, liguei a televisão do meu quarto e nesse momento estava a dar um programa extremamente interessante. Eram cerca de 3h da madrugada e estava a ser transmitido o "Quando o Telefone Toca" na sic, continuei o meu zapping e ai descobri que na concorrência estava a dar um programa semelhante, o "Sempre a Somar". Nesta altura decidi manter-me na sic, aqui estive bastante atento para perceber qual era a lógica de a estas horas da madrugada estar a dar um programa em que as pessoas ligam para ganhar dinheiro.
Observei atentamente e a imagem das apresentadoras de ambos os canais não me passou ao lado, apercebi-me que todas as apresentadoras se apresentavam ou com decotes bastante exagerados ou com mini-saias.
O propósito deste tipo de programas é dificilmente compreendido pois não me parece muito apropriado para estas horas, no entanto, se uma pessoa reparar nas vestimentas das senhoras que se fazem de apresentadoras percebem que não o programa não pode dar no horário nobre. Visto que as pessoas que ligam para o concurso são em grande parte homens, começo a perceber o objectivo deste programa, põem umas apresentadoras com boa prateleira e pandeireta de sonho em trajes menores e depois ganham dinheiro pois os homens ficam a ver os decotes delas e para falarem com elas ligam para lá pois ainda vão ganhar dinheiro.
Enfim, quando a busca de audiências e a procura de dinheiro ultrapassa o nível de decência, quem sou eu para me meter nisso?
Observei atentamente e a imagem das apresentadoras de ambos os canais não me passou ao lado, apercebi-me que todas as apresentadoras se apresentavam ou com decotes bastante exagerados ou com mini-saias.
O propósito deste tipo de programas é dificilmente compreendido pois não me parece muito apropriado para estas horas, no entanto, se uma pessoa reparar nas vestimentas das senhoras que se fazem de apresentadoras percebem que não o programa não pode dar no horário nobre. Visto que as pessoas que ligam para o concurso são em grande parte homens, começo a perceber o objectivo deste programa, põem umas apresentadoras com boa prateleira e pandeireta de sonho em trajes menores e depois ganham dinheiro pois os homens ficam a ver os decotes delas e para falarem com elas ligam para lá pois ainda vão ganhar dinheiro.
Enfim, quando a busca de audiências e a procura de dinheiro ultrapassa o nível de decência, quem sou eu para me meter nisso?
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Mensagens de Natal
Estamos a cerca de um dia do Natal e, como de costume, as pessoas desejam um bom natal aos seus amigos, colegas de trabalho, familiares, etc... Na minha opinião, este hábito é bastante bom desde que seja feito com um sentimento verdadeiro, mas, como é óbvio, não é sempre assim e isto de desejar boas festas não é nada mais nada menos que uma obrigação, pois não querem ficar mal por não ter dito nada.
É aqui que entram as mensagens de natal, como existem pessoas que não se conseguem encontrar antes da consoada, utilizam os seus telemóveis e então enviam os seus desejos a essas pessoas. Existem desde mensagens simples até a algumas mais complexas. Até aqui não estou nada contra, o problema é quando recebemos carradas de mensagens e muitas delas são repetidas, sendo que apenas mudam a pessoa que envia e a forma de despedida (beijinhos ou abraços dependendo do sexo).
Agora vou-vos mostrar dois exemplos deste tipo de mensagens.
"Põe na árvore de natal um coração tão bonito como o teu, o carinho a amizade e a simpatia que distribuis, a alegria do teu sorriso, decora-a com um fio dourado dos teus cabelos e para iluminar basta a luz do teu olhar... desejo-te um feliz natal e uma boa entrada no ano 2010....Beijinhos"
"HO! HO! HO! Vim de muito longe, guiado por renas, passei frio, atravessei montes e vales, desci pela chaminé, entrei no teu telemóvel,tudo isto para te desejar um bom natal e FELIZ NATAL.... Vim mais cedo pois tenho que chegar a todas as pessoas e assim começo pelas mais especiais... Abraço"
Este tipo de mensagens são um grande ponto de avaliação sobre a nossa estupidez. Qual será o interesse de enviar uma mensagem igual a todas as outras? Nenhuma. Será que a pessoa que recebe estas mensagens não prefere uma sms simples mas original? Certamente que sim.
No meu caso específico, sempre que recebo deste tipo de mensagens nem acabo de as ler, mal me apercebo que é repetida dispara logo o alarme do alerta totó e apetece-me logo responder a essa pessoa dizendo que para enviar mensagens deste género prefiro que nem me digam nada.
Enfim, sejam diferentes e dêem asas à vossa originalidade e por favor, não mandem mensagens repetidas.
É aqui que entram as mensagens de natal, como existem pessoas que não se conseguem encontrar antes da consoada, utilizam os seus telemóveis e então enviam os seus desejos a essas pessoas. Existem desde mensagens simples até a algumas mais complexas. Até aqui não estou nada contra, o problema é quando recebemos carradas de mensagens e muitas delas são repetidas, sendo que apenas mudam a pessoa que envia e a forma de despedida (beijinhos ou abraços dependendo do sexo).
Agora vou-vos mostrar dois exemplos deste tipo de mensagens.
"Põe na árvore de natal um coração tão bonito como o teu, o carinho a amizade e a simpatia que distribuis, a alegria do teu sorriso, decora-a com um fio dourado dos teus cabelos e para iluminar basta a luz do teu olhar... desejo-te um feliz natal e uma boa entrada no ano 2010....Beijinhos"
"HO! HO! HO! Vim de muito longe, guiado por renas, passei frio, atravessei montes e vales, desci pela chaminé, entrei no teu telemóvel,tudo isto para te desejar um bom natal e FELIZ NATAL.... Vim mais cedo pois tenho que chegar a todas as pessoas e assim começo pelas mais especiais... Abraço"
Este tipo de mensagens são um grande ponto de avaliação sobre a nossa estupidez. Qual será o interesse de enviar uma mensagem igual a todas as outras? Nenhuma. Será que a pessoa que recebe estas mensagens não prefere uma sms simples mas original? Certamente que sim.
No meu caso específico, sempre que recebo deste tipo de mensagens nem acabo de as ler, mal me apercebo que é repetida dispara logo o alarme do alerta totó e apetece-me logo responder a essa pessoa dizendo que para enviar mensagens deste género prefiro que nem me digam nada.
Enfim, sejam diferentes e dêem asas à vossa originalidade e por favor, não mandem mensagens repetidas.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Formula das mulheres
Hoje de manhã estava com o meu miúdo mais velho e pediu-me a minha ajuda, ele tinha três raparigas das quais ele achava graça e que queria ver qual delas era mais perfeita. Primeiramente ele disse me quais eram as opções, de seguida eu pedi-lhe para apontar num caderno as características delas baseando-se em três pontos essenciais, inteligência, beleza e disponibilidade. Prontamente ele começou a escrever aquilo que lhe pedi.
No final do almoço o meu filho veio novamente ter comigo e mostrou-me o seu caderno onde tinha apontado as tais características. Aí comecei a observar e em cada uma delas existe um defeito. Uma delas era inteligente, disponível mas era feia. No segundo caso, ela era bonita, inteligente só que não era disponível. Por último a rapariga não é inteligente, é disponível e também é bonita.
Depois de analisar todos estes casos reparei que as raparigas cabem numa fórmula. Estudei bem estes casos e tentei alargar a minha amostra. Analisei variadíssimas raparigas nesta tarde e aí percebi que tinha feito uma grande descoberta, as mulheres cabem numa fórmula matemática.
mulheres = constante -> ou seja, uma mulher não é perfeita, tem sempre um ou mais defeitos sendo que mesmo assim a sua soma dá uma constante.
Depois disto pensei e fui para o caso específico do meu filho, mostrei-lhe a fórmula e ele resignou-se, desistiu deste objectivo e partiu para a prática.
No final do almoço o meu filho veio novamente ter comigo e mostrou-me o seu caderno onde tinha apontado as tais características. Aí comecei a observar e em cada uma delas existe um defeito. Uma delas era inteligente, disponível mas era feia. No segundo caso, ela era bonita, inteligente só que não era disponível. Por último a rapariga não é inteligente, é disponível e também é bonita.
Depois de analisar todos estes casos reparei que as raparigas cabem numa fórmula. Estudei bem estes casos e tentei alargar a minha amostra. Analisei variadíssimas raparigas nesta tarde e aí percebi que tinha feito uma grande descoberta, as mulheres cabem numa fórmula matemática.
mulheres = constante -> ou seja, uma mulher não é perfeita, tem sempre um ou mais defeitos sendo que mesmo assim a sua soma dá uma constante.
Depois disto pensei e fui para o caso específico do meu filho, mostrei-lhe a fórmula e ele resignou-se, desistiu deste objectivo e partiu para a prática.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Farmville, a sensação
Desde cedo que os jogos estão presentes na nossa vida. Inicialmente os jogos são mais didácticos mas com o passar dos tempos os jogos começam a desenvolver-se e a complicar-se. No entanto não é sobre isso que vos venho falar, é sim sobre a novidade no mundo dos jogos, o Farmville. Este jogo consiste em desenvolver uma quinta, tratar dos animais e plantar uma série de produtos hortícolas, tendo como único objectivo enriquecer criando uma quinta maior.
Este jogo tem feito enorme sucesso sendo que é muito jogado na rede social do momento, o Facebook.
Durante toda a nossa juventude, um dos piores insultos que é utilizado é agricultor, querendo transmitindo uma ideia de atrasado e que vive na aldeia. No entanto, isto apenas acontece no mundo real pois no mundo virtual tudo é completamente diferente.
Agora, os agricultores virtuais têm uma aversão ao mundo real da agricultura apesar disso vangloriam-se pelo simples facto de ter muito dinheiro devido à sua grandiosa quinta, mesmo que tudo seja virtual.
Acho engraçado como é que um jogo que tem como temática a agricultura consiga ter tão grande destaque no panorama dos jogos, mas pronto... Por vezes temos escolhas que não são facilmente compreensíveis. Se alguma das pessoas que está a ler este texto tem uma quinta no Farmville , não perca mais o seu tempo, tem morangos para colher pois estes já estão bem maduros.
Este jogo tem feito enorme sucesso sendo que é muito jogado na rede social do momento, o Facebook.
Durante toda a nossa juventude, um dos piores insultos que é utilizado é agricultor, querendo transmitindo uma ideia de atrasado e que vive na aldeia. No entanto, isto apenas acontece no mundo real pois no mundo virtual tudo é completamente diferente.
Agora, os agricultores virtuais têm uma aversão ao mundo real da agricultura apesar disso vangloriam-se pelo simples facto de ter muito dinheiro devido à sua grandiosa quinta, mesmo que tudo seja virtual.
Acho engraçado como é que um jogo que tem como temática a agricultura consiga ter tão grande destaque no panorama dos jogos, mas pronto... Por vezes temos escolhas que não são facilmente compreensíveis. Se alguma das pessoas que está a ler este texto tem uma quinta no Farmville , não perca mais o seu tempo, tem morangos para colher pois estes já estão bem maduros.
sábado, 19 de dezembro de 2009
O senso comum ás vezes engana
Chegou o Natal e com ele chegaram os presépios, o frio, as camisolas a mais nas vestimentas das pessoas, os pinheirinhos, as enchentes nas lojas e centros comerciais, as publicidades de brinquedos e chocolates e, como é óbvio, as luzinhas de natal!
É do senso comum (o que não quer dizer que está certo) que a nossa sociedade está a atravessar uma grave crise económica e ambiental. Exemplos disso são a razão da Cimeira de Copenhaga, que findou no passado dia 18, e também o desemprego existente neste momento.
Depois da cimeira traçaram-se algumas metas para 2020, onde o objectivo é baixar a quantidade de emissões de gases de efeito estufa. Agora penso que se traçassem o objectivo de reduzir os gastos de energia talvez fosse uma melhor meta, diminuindo também estas tais emissões.
Apesar de tudo isto, as luzinhas de natal continuam a brilhar nas casas, centros comerciais, lojas e cidades. Eu até as acho bonitas e concordo que até dão vida, acentuando o espírito natalício. Mas algum de vocês já se questionou da quantidade de energia que é gasta neste tipo de iluminações? Certamente que não.
Está claro que se diminuíssemos o consumo de energia gastaríamos menos dinheiro e em termos ambientais, consumiríamos menos combustíveis fósseis o que diminuiria a emissão de gases de efeito estufa, no entanto não diminuímos esse consumo de energia e muito pelo contrário, usamos essas luzinhas de natal que ficam ligadas durante a noite toda, então podemos concluir que não estamos a atravessar essas tais crises contrariando desta forma o senso comum.
É do senso comum (o que não quer dizer que está certo) que a nossa sociedade está a atravessar uma grave crise económica e ambiental. Exemplos disso são a razão da Cimeira de Copenhaga, que findou no passado dia 18, e também o desemprego existente neste momento.
Depois da cimeira traçaram-se algumas metas para 2020, onde o objectivo é baixar a quantidade de emissões de gases de efeito estufa. Agora penso que se traçassem o objectivo de reduzir os gastos de energia talvez fosse uma melhor meta, diminuindo também estas tais emissões.
Apesar de tudo isto, as luzinhas de natal continuam a brilhar nas casas, centros comerciais, lojas e cidades. Eu até as acho bonitas e concordo que até dão vida, acentuando o espírito natalício. Mas algum de vocês já se questionou da quantidade de energia que é gasta neste tipo de iluminações? Certamente que não.
Está claro que se diminuíssemos o consumo de energia gastaríamos menos dinheiro e em termos ambientais, consumiríamos menos combustíveis fósseis o que diminuiria a emissão de gases de efeito estufa, no entanto não diminuímos esse consumo de energia e muito pelo contrário, usamos essas luzinhas de natal que ficam ligadas durante a noite toda, então podemos concluir que não estamos a atravessar essas tais crises contrariando desta forma o senso comum.
Subscrever:
Mensagens (Atom)