domingo, 1 de maio de 2011

E que engenheiros são estes?

Caros amigos leitores, ontem o meu filho mais velho foi a exame de condução e descobri uma situação relacionada com o exame que me intrigou completamente. Pelo que me constou é um hábito português subornar os examinadores, um simples favor para os seus filhinhos. Acho impressionante que num país que se queixa de estar corrompido, onde todos os políticos são subornados, onde até no desporto tudo está comprado, chega à hora de o filho fazer o exame de condução e qual é a sua atitude? Fácil, dou-lhe um “bocado” de dinheiro, que na verdade é mesmo muito, e como é óbvio, o meu filho está autorizado a conduzir. A verdade é que essa”compensação” ofertada ao examinador é mesmo grande, segundo me consta esta varia mas aproxima-se do valor de nova candidatura a exame, ou seja, grande parte do “salário” deste é feito por gorjetas dadas pelos examinandos.

No dia do exame, eu estava mesmo confiante que o meu filho passasse mas as condições começaram a ser adversas. Inicialmente, ele apercebeu-se que a colega que ia fazer o exame com ele, ia subornar o examinador, o que é desfavorável a quem não paga nada, e para ser pior, o sistema de avaliação na prova é ridículo pois não avalia de forma alguma a qualidade da tua condução mas sim se não passas nenhum sinal de stop sem parar completamente o veículo. Para além disto, os examinadores são apelidados de engenheiros, mas esta situação é ridícula, eles não o são, são sim meros examinadores meus caros, isto é um insulto para a classe dos engenheiros mas claro, é sempre engraçado quando se tem o poder de reprovar alguém, a simpatia é sempre diferente.

Sinceramente, depois de tudo isto, sinto que preferia que o meu filho reprovasse do que ser aprovado apenas e só por esta falta de integridade moral. Resumindo, o meu filho passou sem necessitar deste tipo de favores e agora está todo feliz. Estamos num país vergonhoso com uma sociedade vergonhosa.

8 comentários:

  1. Tinha mesmo que comentar isto, é vergonha esta situação dos exames de condução.
    Se todas as pessoas fizem-se o que deveria ser feito, isto é,não dessem qualquer tipo de remuneração extra a estes ditos "Sr. Engenheiros" neste momento só passava quem tinha realmente capacidades, e quem tinha consicencia moral e cívica não estava apartida sujeito a situações mais complicadas ou à mudança de humor destes senhores quando os euros não aparecem.
    Vânia Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Aquela nota na mão deve ter no mínimo mais três escondidas xD

    ResponderEliminar
  3. Venho subscrever o seu artigo, pois hoje estive num exame de condução, com um colega, o qual nos correu mal.
    Visto que o senhor examinador, depois de ter perguntado discretamente ao nosso instrutor se alguém de nós tinha "uma prenda" para lhe dar (200 euros cada um)e não ter recebido nada da nossa parte, passou a despachar o exame, de forma a nos complicar a vida. Em vez de se limitar a sua tarefa de examinador, estava sempre a fazer observações e a induzir-nos em erro.

    Acho lamentável, existir este tipo de esquema.
    Este individuo, sem ética, sem moral, capaz de extorquir dinheiro às pessoas, cometendo também fuga ao fisco, roubando dinheiro ao Estado, enquanto outros trabalham declarando tudo e pagando os seus impostos, ser alguém que ainda se acha digno de avaliar o nosso desempenho para obtenção do título!!
    Estes ditos Srs. Eng. não passam de uma cambada de criminosos, que deveriam ser fiscalizados e ver as suas licenças revogadas e serem obrigados a trabalhar no duro para pagar todo esse dinheiro que meteram ao bolso e contribuir para a sociedade.
    Quanto ao título de Engenheiro... um engenheiro que se preze, não iria abdicar de uma carreira para acabar em tão mísero posto!!

    Saudações

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que concordam comigo.
    Sinceramente, acho que seria melhor estes "engenheiros" terem um salário um pouco mais alto mas que acabasse esse dinheiro sujo que tanto faz mal para o nosso país.

    ResponderEliminar
  5. Meus caros concordo perfeitamente com muito que aqui se disse, mas não julguem todos por igual. Nem todos os árbitros são corruptos nem todos os "Engenheiros" (nome que vem do tempo da ex. DGV em que nem curso tinham) o são!!!

    ResponderEliminar
  6. É óbvio que dentro deste grupo de examinadores de condução existem bons e íntegros profissionais, tal como existem bons e maus funcionários em qualquer outro tipo de emprego. O problema é quando a maioria deste grupo de trabalhadores são corruptos e quando os examinandos correctos são prejudicados por não os subornar.

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida que subscrevo tudo o que aqui foi referido, realçando a parte da alteração de humor que realmente se verifica, quando os euros não estão presentes... Fui vítima desse mau humor e, consequentemente, de um chumbo! Sem qualquer lógica após 30 minutos de um exame, aparentemente bem sucedido!

    Lamento a falta de credibilidade que existe por parte destes examinadores que ocupam uma posição até privilegiada e mancham o nome do ACP.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. pode ser ridiculo este suborno mas e o prato do dia ou pagas ou repreovas tirei a minha carta em 2009 e dei esmola a engenheira mas nao quer dizer que nao saiba conduzir,e se nao pagarem eles arranjam forma de tramar um gaijo,porque eu tive trabalhar para pagar a carta,e precisava dela rapidamente

    ResponderEliminar