quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Os Diminutivozinhos

A nossa linguagem acompanha-nos, e desde sempre, esta vai evoluindo devido ao Homem pois a linguagem somos nós mesmos.
Os diminutivos podem ter imensos significados, na generalidade dos casos querem diminuir o tamanho do objecto a que nos referimos mas, por vezes, podem querer transmitir uma ironia.
A verdade é que tuga que é tuga usa diminutivos. Estes são usados em nomes comuns, objectos e também em sensações. E aqui entramos nas contradições, nenhum de vocês tem um amigo ou conhecido cujo nome seja do tipo de "Toninho" e até tenha 1.80 metros? Porque será que ele é o "Toninho" se até é maior que a pessoa que o chama? Apesar de achar estúpido até compreendo, foram sempre chamados assim até que se habituaram ao nome, mesmo que não tenha sentido nenhum.
Mas engraçado até nem é isto. Curioso curioso é nos restaurantes e talhos.
Nos restaurantes, apercebi-me de uma situação mesmo caricata, sempre que peço a conta ele pergunta-me "é a continha?", primeiramente pensei que era uma coincidência e que tal não ia acontecer mais, mas o engraçado é que este facto continuou a acontecer, salvo raríssimas excepções, e mais engraçado ainda é que, por vezes, a conta até era bastante elevada.
Como é hábito da maioria das pessoas, dirijo-me regularmente aos talhos, aí é curioso perguntar ao talhante o que é que ele tem lá e as respostas geralmente são "Tenho tirinhas de porco, lombinho, franguinho, umas espetadinhas e uns panadinhos". Porque será que o diminutivo está assim tão presente nestes estabelecimentos? Será que fazem parte da linguagem técnica?
Fica a sugestão, testem o que disse e vejam se não tenho razão.

Sem comentários:

Enviar um comentário