quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Manipulação e Sensacionalismo

Desde da sua aparição que a Gripe A teve grande destaque, tornando-se extremamente célebre. Esta gripe seria uma das maiores pandemias da história mundial, iria atingir milhões de pessoas, durante semanas a fio os media só falavam dela, muitos estabelecimentos públicos corriam risco de fechar, sendo mais perigosa que a gripe sazonal. Os estados correram atrás das vacinas, comprando-se milhões destas.
E o que será que acontece 3 ou 4 meses mais tarde?
Esse tempo passou e, subitamente, a doença desapareceu totalmente, nunca mais se ouviu falar em Gripe A. Alemanha, França, Holanda, entre outros, estão a tentar vender as vacinas pois não deram uso a grande parte delas.
Dizia-se que iriam morrer cerca de 13 mil pessoas em Portugal e até agora apenas morreram 92, salvo erro. Sabiam que no Inverno de 2008 morreram aproximadamente mais 1920 pessoas do que o normal? Certamente que não... Os meios de comunicação social não mediatizaram estes dados.
É fascinante pensar e perceber, depois de isto tudo, que a sociedade é de tal forma influenciada e persuadida pela comunicação social que eles chegam ao ponto de nos fazer acreditar em qualquer tipo de peta ou mesmo parecer que uma coisa não tem importância quando esta é mais perigosa do que a que é falada.
A tudo isto se chama Manipulação e Sensacionalismo.


Este cartoon é um bom retrato dessa manipulação

2 comentários:

  1. Olá...
    Desculpa João mas não concordo contigo...
    Primeiro já não vivemos numa sociedade onde é proibida a troca de informação, não podemos continuar a ser aquele português que espera que tudo lhe venha ter as mão ou ao olhos neste caso.
    Não podemos falar em ser manipulados quando simplesmente não nós interessa saber outras coisa.Se tivesses atento as noticias vias que esta frase «Dizia-se que iriam morrer cerca de 13 mil pessoas em Portugal e até agora apenas morreram 92, salvo erro. Sabiam que no Inverno de 2008 morreram aproximadamente mais 1920 pessoas do que o normal? Certamente que não... Os meios de comunicação social não mediatizaram estes dados.» Não corresponde à verdade, sempre foi dito que a gripe sazonal mataria mais do que a gripe A.
    Quando ao que passa na televisão, apenas passa o que o publico quer! Se o as pessoas gostam das novelas e de sensacionalismo a televisão apenas vai ao seu encontro. À que mudar mentalidades e não dizer que a culpa é dos outros. À que "investir" a nível pessoal na literacia em vez de preferir ver a novelinha e o jogo de futebol, não digo não faça falta mas pelo menos dar tanta atenção à cultura e a instrução como a estes dois.
    Portugal precisa de mudar, não apenas os outros mas nós também para formar um país desenvolvido e competitivo!

    ResponderEliminar
  2. Caro Tiago, concordo com o que dizes em alguns pontos, no entanto sabes muito bem que a televisão pintou este caso como uma autêntica catástrofe quando na verdade nao foi bem assim. Quanto às televisões, eu refiro-me sobretudo aos telejornais e, nesse aspecto, os canais devem zelar pela verdade das notícias que transmitem e não ir de encontro ao que o público quer ver.

    ResponderEliminar