quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

"Portugal de olhos em bico"

Um destes dias estriou numa das estações televisivas portuguesas, a tvi, um programa de entertenimento apresentando por José Pedro Vasconcelos, "Portugal de olhos em bico". Este chamou-me desde logo a atenção devido ao nome e ao local de onde sou oriundo, devido a isso a curiosidade foi mais forte e num destes dias sentei-me ao sofá para ver o programa. Digo-vos que até estava curioso mas bastou-me ver 5 minutos deste para aperceber-me que era apenas mais um programa em que tinham um boneco aos saltos como apresentador e meia dúzia de assistentes de olhos em bico a falar mandarim e a fazer uns gestos todos manhosos. A partir daí comecei a pesquisar o histórico desta estação televisiva e deste esplêndido apresentador e aí reparei que afinal o que estava mal não é este canal mas sim aos portugueses que dão audiências suficientes para que projectos como este avancem no panorama televisivo português.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A velha história do marketing

Um destes dias fui com passear com a minha família, fomos a algumas lojas e reparei que os preços de todos os produtos não eram arredondados ou seja, acabavam praticamente todos em 9, pergunto porquê?
É aqui que aparece a velha história do marketing. Pelos vistos as pessoas são influenciadas pelo facto de pagar menos 1 cêntimo, parece que os consumidores ao ver um preço, por exemplo, de 4,99€, consciencializam que esse mesmo produto apenas custa 4€ e assim são influenciados a comprar.
No entanto visitei vários bazares meus conterrâneos e ai apercebi-me que nestes locais os seus produtos tinham preços arredondados, acabavam quase todos em números redondos e não era por aí que as pessoas compravam ou não um produto mas se as técnicas de marketing o dizem, quem sou eu para o contrariar?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Os portugueses são ricos!

Hoje fui à procura de escolas para inscrever os meus filhos aqui nas redondezas, para o mais novo a escolha foi fácil, apenas tive de me dirigir à escola da minha área de residência pois este ainda anda no ciclo, o maior problema foi com o mais velho, este acabou o ciclo e iria agora para o secundário português. Ao procurar encontrei cursos profissionais, cursos tecnológicos e ainda cursos de área científica. A variedade é grande no entanto a escolha estava longe de ser fácil, pus-me a ver mais especificamente e pus desde logo de parte os tecnológicos, para os outros fiz uma análise mais detalhada e percebi que ambos têm possibilidade de candidatar-se à Universidade, um mais prático (cursos profissionais) e outro mais teórico (curso de área científica) e por último o profissional é remunerado o que foi importante para a nossa decisão, escolhendo desta forma o profissional.
No entanto uma pessoa reflecte e fica impressionada porque é que um curso é remunerado e outro não sendo que é ponto assente que a dificuldade até maior nos de área científica. Porque será que estes merecem um salário e os outros não? São diferentes dos outros? Anda um homenzinho a trabalhar para pagar a alguns alunos que até nem são os que têm maior grau de exigência? (ai não, eu não desconto para a segurança social mas podia!)
Enfim, os portugueses são ricos!

sábado, 5 de dezembro de 2009

Insultos e a aceitação social

Cheguei à pouco a Portugal e desde logo eu e a minha família sentimos uma grande dificuldade, a língua. Este facto tem-se mostrado como um grande obstáculo para a nossa integração social.
Desde cedo que as palavras que começamos a aprender são o "olá" e o "obrigado" e seguidamente vêm os palavrões e os consequentes insultos, a partir daí deparei-me com uma situação extremamente curiosa, porque será que a maioria dos insultos portugueses começam com "pa"? A partir daí comecei a tomar maior atenção a isso e comecei a apontar, "palerma", "pançudo", "panisgas", "paneleiro", "patarata", "parvo", "pastor", "palhaço" e mesmo "parolo", a curiosidade falou mais alto e então comprei um dicionário, aí procurei mais insultos e descobri alguns do tipo, "Pabulão", "paateiro", "paca", "paíba", "pailão", "paspalhão", "parido", "patareco", "patavina", "patife" e "patola", certamente que alguns destes são pouco vulgares mas o que não faz uma pessoa para melhor se integrar na sociedade do que conhecer melhor os insultos portugueses?

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pernas "à chinês", porque não?

Estava hoje na minha hora almoço quando de um momento para o outro entra disparado pela cozinha o meu filho, este tinha ido ter com os seus vizinhos onde foi difamado, chamaram-lhe "panisgas" porque, como é óbvio, quando se encontrava com os colegas cruzou as pernas "à chinês", pergunto qual a razão deste mau trato?
Para esta atitude tenho apenas duas coisas a referir, primeiramente não acho que cruzar as pernas seja um acto pouco viril e não percebo o porquê desse preconceito, para além disso quero apenas dizer-vos uma coisa, sabem qual a postura mais correcta para as nossas costas quando nos encontramos sentados? Pois, certamente que não sabem, a postura mais correcta é mesmo cruzar as pernas "à chinês" porque não força as costas ao contrário de alçar as pernas. Porque será que que os chineses são o povo com menos problemas a nível da coluna? Talvez já saibam a resposta...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"40 Anos de Amor Eterno"

Tal como vocês sabem, cheguei a Portugal há pouco tempo, no entanto isso não me impediu de perceber que na música existem capas e títulos de álbuns extremamente periclitantes e contraditórios. Por isso tenho o prazer e a honra de vos apresentar o maravilhoso álbum de um dos maiores ícones de Portugal, o disco "40 anos de amor eterno" do talentoso Marco Paulo.



Este fantástico álbum foi lançado no dia 28 de Novembro do ano de 2005. Sim já é antigo mas o título deste não me passa ao lado.
Digam-me uma simples coisa, se o amor é de 40 anos porque é que este é eterno? Pois não sei mas talvez seja por isso que este é um disco tão especial...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Obrigado Portugal!

Há cerca de 8 meses estava eu em casa com a minha família e com isto da "crise" a vida estava longe de ser fácil. Depois de muito reflectir, deliberamos emigrar para Portugal.
Passados 7 meses, já de malas aviadas, eu e o resto da minha família viajamos para Barcelos, aqui compramos uma casa e abrimos este estabelecimento que é já do vosso conhecimento.
Agora vocês perguntam, porque escolhemos nós Portugal? A resposta é simples, soubemos aqui a atrasado que o governo chinês fez um acordo com o governo português em que nós chineses estamos isentos de pagar os impostos durante os 5 primeiros anos do estabelecimento, mas ainda há mais, os funcionários desse bazar não têm que descontar para a segurança social, tornando assim a decisão muito fácil. Devido a isto, o nosso negócio será bastante proveitoso, no entanto penso e ponho me na pele dos portugueses, não é justo para eles que nós não paguemos e eles sim, estão em posição de desigualdade, já para não falar que os nossos preços são muito melhores que os deles. Isto complicará a vidinha deles mas porque me preocupar com os outros quando desta forma resolvo os meus problemas?
Posto isto, tenho que agradecer ao portugueses e a Portugal pois assim a minha vida está resolvida e assegurada.
Obrigado Portugal!